CC Radio Portugal

terça-feira, 19 de maio de 2015

A Profissão da actualidade: Desemprego


Hoje dei com uma das muitas situações que ocorrem neste País e aqui no interior, a exepção não foge à regra: Desemprego.

Amigo Valentim Pereira, nomeei o teu nome porque vi o teu desabafo e vem ao encontro não só na minha realidade, bem como, a de muitos amigos que temos em comum.

Em primeiro lugar: vá lá, levanta a fasquia! 
Compreendo e tenho perfeita noção que as coisas em Elvas não estão nada fáceis, aliás.. nem sei como vamos ultrapassar esta queda eminente de desemprego que acresce a cada dia que passa. Também compreendo que face à situação financeira em que a maior parte de nós nos encontramos, os nossos sentimentos positivos se encontram adormecidos, e se existe alguma gota de prazer, esta, torna-se fugaz num oceano de dor emocional.

A dor é itensificada a cada tentativa frustrada na procura do mesmo: sentimo-nos fragmentados, incompreendidos, ninguém parece entender ou importar-se e até consideramos mesmo que algumas pessoas parecem hipócritas... já bem basta termos perdido a nossa fonte de rendimento, senão, perdemos a nossa identidade profissional, auto-estima e auto-confiança!

Garantidamente não me engano nesta avaliação!

Só que repara nos efeitos colaterais: A juntar a este "Coktail de vivencia diária" ainda surge um sentimento de maior preocupação, ansiedade, medo, zanga, angustia e que nos torna mais vulneráveis, e com uma percepção da realidade alterada que nos conduz ao sentimento de culpa e remorços por não conseguirmos os objectivos pré-establecidos.
Mas atenção, isto não vai durar sempre e face ao que li no teu desabafo, reserva-me o direito de como tua amiga te dizer:
  • Não te substimes, nem a ti, nem aos teus potenciais: pior que não tentar é ficar parado, (a mim por exemplo da-me para não descansar... tipo 48h a 72h seguidas, quando não é mais, sem dormir) e sabes perfeitamente que os TOUROS não desistem, podem tardar, mas ELES NÃO DESISTEM.
  • Mantém a tua mente ocupada, seja com o que for: amigos, contactos, inventa motivos, mantém-te ligado a coisas e pessoas que te proporcionam prazer. Garanto-te há sempre uma ideia que pode surgir quando menos esperas;
  • Faz os esforços necessários para te manteres positivo: acção e pensamento.
  • Evita lembranças do passado: embora o mesmo seja importante, principalmente no que se relaciona a experiência, não vale a pena pensares em como chegaste a esta situação; por muito que me custe dizer-te: Aceita que estás nestas condições mas sobretudo ACREDITA que VAIS SAIR DELA.
  • Quanto mais rápido te mentalizares desta realidade, mais facilmente consegues adoptar novas medidas, isto porque às vezes é necessário recorremos à ajuda dos amigos e se estiveres rodeado de pessoas que acreditam em ti e nas tuas capacidades, tal como eu e muitos amigos teus, acreditamos, também este feeling se tornará presente e vivo em ti passando a ser normal e abrem novos horizontes que a mente... tinha adormecido (recordas do que te falei inicialmente).
Este é apenas mais um desafio e encara-o como tal!
Não te estou a mencionar nada que já não saibas, e sei que tens feito o possível e o impossível para atingires os patamares necessários; Garantidamente tanto os teus filhotes como a Maria e muitos dos teus amigos têm muito orgulho em ti.
E estou plenamente de acordo com a Carla Pardal, quando te frisou o mais importante:
"...E claro q és esperto, um bom pai e eles ainda vão aprender algo d ti. Não há trabalho, certo. Então ensina a eles não desistir cm tu não o fizeste"
Tá tudo dito!

Por certo, deixo-te um link do you tube (um pouco antigo, eu sei) mas trata-se de um projecto sem fins lucrativos que apoia desempregados na reinserção no mercado de trabalho através da formação.
Nunca se sabe, por onde começa o nosso pontapé de saída.

https://www.youtube.com/watch?v=U_eLLcDKkHg


Boa sorte!

2 comentários:

  1. Adorei.
    És das poucas pessoas que me conhece mesmo bem. Tens uma capacidade nata para avaliares o estado dum indivíduo. Não estás presente fisicamente, mas através daquilo que escrevi conseguiste perceber. Acertaste em tudo e não mudava uma palavra sequer. É um dom que não é para todos.
    É bom haver amigos, como tu, que volta e meia nos surpreendam. São por vezes esses amigos que nos mostram aquilo que não conseguimos enxergar. É muito fácil, em determinadas circunstâncias, deixarmo-nos levar pelo lado emocional do que pelo racional. Ficamos com a mente turva e não vemos com clareza.
    Por vezes temos a noção errada de que fomos esquecidos, mas aqui está uma demonstração do contrário, e isto... é logo um catalisador para dar um outro ânimo a um indivíduo.
    Sabes bem que não vou desistir, não posso, há quem depende de mim. Por vezes posso ir abaixo, como todas as pessoas, outras vezes disparo em várias direcções, mas no fundo são palavras inócuas derivadas da emoção. É uma espontaneidade por vezes necessária. Sometimes, we all need to blow off some steam.
    Muito obrigado pelas palavras e beijinhos :D

    ResponderEliminar
  2. Força, campeão já és, mas guerreiro não é para todos e tu só tens mesmo que te manter vivo :)
    Às vezes precisamos chegar ao fundo e esperar pelo momento certo em que nos erguer e aí fujam da frente ;)
    beijinhos

    ResponderEliminar

Comente!,